Smartphones estão mudando seus hábitos

Os números de vendas de smartphones e o consumo de apps estão crescendo numa velocidade impressionante aqui no Brasil e lá fora. Para acompanhar esta demanda, fabricantes de smartphones como a BlackBerry, Samsung e outros estão criando novas tecnologias e modelos todos os dias.

smartphones-vicio

Não é à toa, nosso país é um grande mercado consumidor para estes gadgets que, de tão populares, estão mudando até o comportamento das pessoas. Quem nunca se pegou falando que é viciado em tecnologia ou em redes sociais?

Quem nunca esqueceu o smartphone em casa e se perguntou como é que se fazia para sobreviver antes do advento? Ainda não acredita? Faça um teste: quando estiver no bar com amigos tente cronometrar o tempo de intervalo entre uma olhada na telinha e outra. Os números serão surpreendentes.

Apesar destes dados serem provenientes dos EUA, onde o consumo de smartphones ainda é maior, já podemos ter alguma ideia do nosso futuro próximo.

A primeira coisa que 27% destas pessoas faz no dia, ao acordar, é observar os updates de suas redes sociais. Mais da metade (51%) se loga nestes sites mais frequentemente do que há dois anos atrás. Uma boa parcela (24%) planejam se afastar de pelo menos um de seus perfis digitais este ano, afinal 61% das pessoas entre 18 e 35 possuem mais de um perfil digital. Além disso, 35% passam mais de 31 minutos por dia nas redes ou respondendo e-mails pessoais. Fonte: MyLife.

A popularidade das redes está intimamente conectada a facilidade e mobilidade oferecida pelos smartphones e seus apps. Não é à toa que os 5 apps mais baixados de 2012 se tratam de comunidades virtuais como, em primeiro lugar, o Instagram seguido por Facebook, YouTube, Viber e Skype.

Antigamente apenas uma pequena parte da população brasileira podia se privilegiar das maravilhas destes gadget. Mas cada vez mais os fabricantes estão mirando no mercado brasileiro e criando uma competição que beneficia a todos nós, com mais variedade de modelos e preços para nossos bolsos. Segundo dados do IDC, companhias como a BlackBerry, Apple e Samsung fizeram o mercado de smartphones crescer 86% e a média dos custos relacionadas aos celulares inteligentes caiu de R$439 para R$384 no período de um ano. E apenas nos primeiros 3 meses de 2013 já foram vendidos em torno de 5,4 milhões de aparelhos, é esperado que até o final de 2013 seja vendidos 30 milhões de unidades, ou seja, um crescimento estimado de 79% em relação ao ano anterior.

O que achou dos dados? Diga para a gente se você tem comportamentos semelhantes aos estudados na pesquisa e se algo mudou depois que começou a usar smartphones!